domingo, 20 de novembro de 2011

A POPULAÇÃO BRASILEIRA NA ATUALIDADE:

A população brasileira na atualidade.
O Censo demográfico é uma pesquisa sobre a população que possibilita conhecermos várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e otrabalhoque realizam, entre outros aspectos. Esse estudo é realizado, geralmente, a cada dez anos.
Esses dados obtidos por meio desta pesquisa são utilizados pelos governos em seus planejamentos e destinação de verbas para educação, habitação, saúde, saneamento básico...
No Brasil o órgão responsável pelo censo demográfico é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.
No censo da virada do século, o Brasil registrou mais de 170 milhões de habitantes.
Estima-se que até o ano 2020, a população brasileira será aproximadamente de 210 milhões de habitantes, com taxas brutas de natalidade e mortalidade de 15,66% e
8,41%,respectivamente(1,566% e 0,841%).
Esse total faz do Brasil o quinto país mais populoso do mundo, mas apesar de ter uma população bastante numerosa, o Brasil não está entre os países mais povoados do mundo.
Isto porque nosso país tem uma área bastante extensa, o que resulta numa baixa densidade demográfica, isto é, baixo número de habitantes por quilômetros quadrados.
A distribuição da população brasileira pelo território está distribuída de maneira desigual, basta observar o Atlas Geográfico escolar no mapa do Brasil: distribuição da população pelo território. A conseqüência disso é que há regiões onde se aglomeram muitas pessoas e outras em que o número de habitantes é muita pequena.
A atual distribuição da população brasileira reflete a desigualdade econômica entre as regiões. As maiores e melhores oportunidades de trabalho são fatores que contribuem para a concentração da população, porque as pessoas procuram se estabelecer em regiões que oferecem melhores condições de vida, sendo visível exemplo deste fato a região sudeste com cerca de 924.511 quilômetros
quadrados,é a mais povoada, onde apresenta a maior densidade demográfica, aproximadamente, 78 habitantes por quilômetro quadrado e a região norteé a menos povoada, com uma densidade demográfica em torno de 3 habitantes por quilômetro quadrado.
Dentro deste contexto da população brasileira devem-se considerar as mudanças sociais as quais de certa forma ocasionaram as mudanças no número da população, como por exemplo, o aumento da quantia de mulheres que trabalham fora; métodos contraceptivos; expectativa de vida.
Atualmente a população brasileira aponta para um país maduro, com o predomínio de uma faixa etária de 20 até
59 anos de idade ou mais.
A população de um país reflete exatamente todo o contraste, as diferenças que ocorrem no mesmo.
A diversidade da população, os movimentos migratórios, internos e externos, o êxodo rural contribuem para que o Brasil apresente um quadro variado e com problemas sociais, econômicos, culturais bem variados os quais englobam a população brasileira decorrentes de todo esse complexo populacional, no qual os Estados, os governos, não viabilizam condições adequadas essenciais para o pleno desenvolvimento desta massa de pessoas com dignidade no âmbito da educação, saneamento, habitação, saúde, transporte, trabalho...
A população brasileira atualmente carece de todos esses elementos podendo assim contribuir para o desenvolvimento do país sem exploração da criança, jovem, adulto e idoso, criando espaços para que as disparidades sejam evitadas e haja uma integração e não uma massificação.
PROFESSORA GUANAIR DIOGO 20/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário