domingo, 20 de novembro de 2011

PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA SOBRE ASSENTADOS:

PLANO DE AULA DE GEOGRAFIA
TEMA:
Assentados

Objetivos
- Conhecer o processo de inserção dos assentados no nosso município e analisar o espaço dos mesmos como um território segregado.

Conteúdo
Paisagem urbana e rural-assentamentos-temas transversais -inclusão

Anos
6º ano ou 5ª série

Tempo estimado
Quatro aulas

Material necessário
Jornais, câmeras digitais, papel pardo, canetas, ônibus para transporte.

Desenvolvimento
1ª etapa
Visitação ao jornal da cidade –Jornal A Platéia – para pesquisar a inserção dos assentados no município. Após apresentação de um memorial sobre o tema pesquisado.

2ª etapa
Visitação a um assentamento do município, com realização de entrevista com os assentados sobre o modo de produção e de vida dos assentados, com fotos do local visitado.



3ª etapa

Descrição dos assentamentos e do território onde os alunos estão inseridos, que se diferencia do local visitado. Destacando aspectos de cada território- urbano e rural, numa roda de conversa- debate- onde o assentado pode ampliar seu espaço.

4ª etapa
Debate sobre a inclusão dos assentados no meio ambiente dos alunos, respeitando as diferenças.

5ª etapa
Para finalizar o trabalho, a turma criará painéis que registrem as fotos, resultados das entrevistas e aspectos referentes a inclusão dos assentados na cidade.

Avaliação
Será considerado satisfatório se após o desenvolvimento das atividades propostas os alunos consigam ver com os olhos da geografia e sentir e se expressar em relação ao diferente ao seu meio de forma inclusiva, contemplando as noções geográficas já estudadas como espaço, território, lugar, paisagem, modo de produção e de vida.

PROFESSORA: GUANAIR DIOGO 20/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário