domingo, 20 de novembro de 2011

METODOLOGIA INTERACIONISTA:

Bondioli e Mantovani (1998,p.15) ressaltam a essencial interação entre professoras, crianças e família, salientando que a educação deve considerar também a brincadeira como forma privilegiada da criança conhecer o mundo, onde acontece a justaposição dos elementos criança/família/professor.
Segundo oliveira(2002,p61) ao aportar sobre a concepção dada de Vygotsky:"Uma metodologia interacionista favorece as relações entre o desenvolvimento e aprendizado e, particularmente, sobre a zona  de desenvolvimento proximal, estabelecendo forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com o seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie."
Piaget (1973,p.17) considera que o " conhecimento humano é essencialmente coletivo, e a vida social constitui um dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos." Para Lévy 91999,p.71), "a principal função do professor não pode mais ser uma difusão dos conhecimentos, que agora é feita de forma mais eficaz por outros meios. Sua competência deve deslocar-se no sentido de incentivar a aprendizagem e o pensamento.
Assim o professor assume um papel integrador, problematizando, desafiando, induzindo a curiosidade, a troca, a autonomia, permitindo ao aluno a aquisição do conhecimento num ambiente interacionista.
O papel do professor em uma metodologia interacionista deverá ser o de mediador da aprendizagem, possibilitando que os alunos evoluam dentro do conceito estudado. Dentro desta concepção o conhecimento é construído a partir da ação  do sujeito sobre o o objeto de conhecimento, interagindo com ele, estabelecendo trocas sociais que são condições necessárias para o desenvolvimento do pensamento.
Conforme Ritcher(2009,p136), no interacionismo observa-se a necessidade de dar ênfase a interação conversacional entre as crianças, para terem com isso acesso significativo e compreensivo, com vistas a chegarem à negociação dos sentidos, expressar e esclarecer intenções, pensamentos e opiniões. Através dessa negociação de sentidos, a criança poderá produzir uma nova mensagem sobre o que realmente entendeu.
Dessa forma, entende-se que é necessário orientar as práticas educacionais numa relação de mediação aluno/aluno, aluno/professor e aluno/família/escola.

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