domingo, 20 de novembro de 2011

PLANO DE AULA SOBRE O MERCOSUL:

PLANO DE AULA:
PROFESSORA: GUANAIR DIOGO
TURMA: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
1) TÍTULO DA AULA:

MERCOSUL



2) INTRODUÇÃO A TEMÁTICA:
Contextualização do tema através de um documentário sobre o MERCOSUL
FONTE: TV ESCOLA
3)PROPOSTA:
Pesquisa na internet sobre o MERCOSUL;
Representação cartográfica do mapa do MERCOSUL;
Debate sobre as vantagens e desvantagens do RGS em relação ao MERCOSUL, discutindo se o mesmo funciona de fato como uma União Aduaneira e problemas enfrentados.OBJETIVO:
Entender o MERCOSUL como bloco econômico no mundo atual e sua influência no RS.
3) PROPOSTA DE EXERCÍCIOS:

1) As tentativas de integração regional na América latina não são recentes e o Brasil sempre esteve presente. Em 1960, foi criada a ALALC, substituída pela ALADI, na década de 80. Mais recentemente, já na década de 90, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o MERCOSUL com a expectativa de que este bloco, considerado o 4° do mundo, possa dar resultados favoráveis.

Sobre a informação dessas organizações é correto afirmar que:

a) Tradicionalmente, sempre objetivaram aumentar as relações comerciais com os Estados Unidos e desse modo reforçar a ajuda norte-americana sobre o continente.


b) Foram criadas na expectativa de frear a disputa entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, pelo domínio político e econômico sobre a América Latina.

c) Foram incentivadas pelos Estados Unidos, como estratégia para reduzir o avanço das negociações comerciais entre o Mercado Comum Europeu e a América Latina.

d) Representaram uma opção estratégica de sair da influência dos Estados Unidos e uma forma de inserir a América Latina na economia mundial.

e) Reforçaram o papel dos países latino-americanos como fornecedores de matérias-primas industriais para as grandes potências do mundo capitalista.
2)O MERCOSUL é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Sobre o MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta:
A)
É um acordo que regula o livre-comércio entre os países membros e entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995.
B)
É um movimento de resistência ao processo de globalização econômica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chávez.
C)
É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul.
D)
Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e alivre circulação de mão- de -obra e capitais.E)
É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai

3) A consolidação do MERCOSUL seguiu a ten¬dência mundial de integração das nações com a criação dos blocos econômicos regionais. Ar¬gentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o tratado de Assunção, que constituiu o MERCOSUL. Nesse mesmo ano, instalou-se uma zona de livre-comércio, isto é, grande parcela das mercadorias produzidas nesses quatro países podia ser comercializada internamente, sem a cobrança de tarifas de importação. Com base nesse enunciado, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
1)
O MERCOSUL, formado por dois países emergentes e por outros dois produtores e exportadores de matéria-prima, já apre¬senta uma estrutura econômica sólida e definitiva.
2)
Os EUA não têm interesse na consolidação do MERCOSUL, pois isso poderia pôr em risco o projeto ALCA.

3)
A crise econômica da Argentina, em 2001, foi um dos maiores obstáculos, até hoje, para o MERCOSUL, repercutindo negativamente nos países integrantes e ameaçando o futuro do próprio bloco.
4)
O Brasil e a Argentina já tiveram problemas nas discussões relativas aos setores automotivos e sucro-alcooleiro, o que não impediu o avanço em outras negociações dentro do MERCOSUL.
5)
A crise argentina, em 2001, causou acentuada queda do PIB dos países do MERCOSUL, mesmo assim a economia brasileira manteve-se estável, aumentando, consideravelmente, suas exportações para o Uruguai e o Paraguai.
4) O MERCOSUL e outros blocos econômico-comerciais, como o PACTO ANDINO, o MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.
Considerando as relações entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, é correto afirmar:
A)
A atual parceria entre o MERCOSUL e a União Européia representa um significativo contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.
B)
A aproximação entre o MERCOSUL e a União Européia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL.
C)
Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Européia aos seus agricultores, au¬mentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do MERCOSUL.
D)
O Produto Nacional Bruto (PNB) do MERCOSUL, entre 1999 e 2001, sofreu considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.
E)
As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um incremento das relações comerciais entre o MERCOSUL, os EUA e a União Européia.

4) SUGESTÃO:
Turma deverá se dividir em cinco grupos e criar um PowerPoint sobre o tema trabalhado, onde cada grupo deverá apresentar sua criação e explanar sua conclusão para o grande grupo.

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