domingo, 20 de novembro de 2011

GEOGRAFIA POLÍTICA:

QUESTIONAMENTOS:
1) Segundo o que o autor trata no texto, o que entendes por desenvolvimento?
2) Dê sua opinião sobre a atual postura dos EUA, no que se refere ao ataque terrorista de 11 de setembro de 2001:
RESPOSTAS:
1)O texto faz reflexões sobre a governança da cooperação internacional para o desenvolvimento, onde as autoras retratam de forma clara e objetiva duas abordagens sobre desenvolvimento. A que é centrada no econômico, pela idéia de progresso e pela universalidade normativa e a outra enfocada numa intenção normativa, baseada na contextualidade local, histórica, cultural e territorial.
O que fica é que as definições variam de acordo com as ideologias.
Dentro desta dicotomia existem os que estabelecem um debate, diálogo sobre o assunto, os que não acreditam como Gustavo Esteva, os que negam a viabilidade como Celso Furtado e Boaventura de Souza Santos que acredita na “ecologia de saberes”.
Desta forma visualizo um desenvolvimento, dentro de um processo dinâmico de melhoria, no qual implica numa mudança, evolução, crescimento e avanço, onde se pos 2)Pessoalmente considero a atitude dos EUA muito controladora, onde o mesmo se considera uma superpotência, capaz de ditar normas, costumes e condutas para o mundo inteiro em prol de si mesmo.
Os EUA dentro de um contexto capitaneado pelo seu poderio bélico e econômico, afirma ser a única superpotência planetária, contudo isso leva a uma globalização do terror, na qual aparentemente nenhum lugar parece seguro.
VER: “Vozes contra a globalização”- Documentário
Título original: Voces contra La globalización-Outro mundo es posible.

sa contextualizar produzindo um desenvolvimento alternativo .
PROFESSORA GUANAIR DOS SANTOS DIOGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário