domingo, 20 de novembro de 2011

EVOLUÇÃO DA GEOPOLÍTICA NO MUNDO:

Como você observa a evolução da geopolítica no mundo?
Parto do princípio que a história é cíclica e que a mola propulsora do mundo é o poder e de acordo com isto este poder pode advir de várias formas e as motivações que levam o ser humano perseguirem este intuito são inúmeras.
Este poder geralmente é conseguido por meio de exploração, disputas, que geram conflitos e guerras.
Dentro do contexto dos cinco continentes nos deparamos com fatos dentro da história de cada um deles que nos remetem a essa busca pela supremacia. Exemplos: descoberta do novo continente, era da exploração das colônias, bipolaridade Tordesilhana, neocolonialismo, disputa de territórios ricos em matérias-prima, governos totalitários, expansão territorial...
Ainda, uma pausa para o mundo bipolar, sem jamais esquecer três fatos históricos que considero muito importantes: Revolução Industrial, a I Guerra Mundial, a II Guerra Mundial.
Assim sendo, o mundo “evolui” e se define uma ordem mundial que pode ser monopolar, bipolar ou agregar várias potências mundiais.
A isto tudo se chama evolução da geopolítica mundial, onde os interesses se sobrepõem, onde cada um quer ser melhor que o outro seja no bélico, capital, político ou militar.
Contudo como disse a história é cíclica, vislumbra-se um novo horizonte onde a idéia da multipolaridade se sobrepõe a hegemonia, onde a tendência é uma redefinição do que já vivenciamos.
PROFESSORA GUANAIR DIOGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário