segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lendo histórias infantis em sala de aula:

É fundamental que os alunos vivenciem diversas situações de leitura.
Uma atividade de leitura não implica, necessariamente, que o aluno já saiba decodificar os grafemas.
É importante  entender que um aluno que não saiba  ainda decodificar pode ser um bom leitor, pois a compreensão do texto lido por ele ou por outra pessoa, é o que realmente garante a sua preferência como leitor.
Considerando aspectos importantes da composição de um texto, tais como:
* contexto;
*texto;
*infratexto;
*intertexto.
Procurando trabalhar todas essas dimensões, através da interação foram desenvolvidas as seguintes estratégias:
*Alunos reunidos em círculo para ouvirem a estória "Mania de Trocar" de Joel Rufino dos Santos, contada pela professora.
*Leitura individual e silenciosa pelos alunos da estória.
*Leitura coletiva, oral, da estória pelos alunos.
*Ilustração, das folhas xerocadas, sobre a estória.
*Trabalhar as "descobertas textuais", nas quais estão inseridos o contexto, texto, infratexto e intertexto, com a mediação do professor, sendo um agente facilitador e orientador do processo da leitura e sua construção.
*Utilização da imaginação para  reconstrução de uma outra história.
a tarefa proposta sobre leitura com os alunos é uma maneira agradável de induzí-los a ler e descobrir através do mundo das letras, gerando ideias e contextualizando, onde desta forma dá para perceber o interesse, a curiosidade, possibilitando o aumento da auto-estima e confiança, no levantamento de questionamentos, desenvolvendo a oralidade, sendo coadjuvantes, participando e produzindo um texto sobre a história lida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário