domingo, 20 de novembro de 2011

HAITI:

Haiti:
O Haiti está localizado na América Central, na sua porção insular.
Conta com uma população de aproximadamente 8.121.622 pessoas, numa área de 27:750 quilômetros quadrados, onde o PIB é de US$ 15.820 bilhões, tendo como moeda o gourde e a língua oficial o francês e o crioulo.
Desde 1942 até os dias de hoje a história do Haiti é cheia de revoltas, golpes, repressões, ditadura.
Em virtude desses aspectos históricos as causas de todo esse processo são oriundas pelo modo de colonização que foi de exploração, com uma economia baseada na escravidão, onde a minoria dominante ficava mais rica e a maioria escrava cada vez mais miserável. Conseqüência: revoltas.
A ditadura de 1957-1990, onde foi evidenciada a corrupção, perseguição, controle do país a base da força, teve como conseqüência a fragilização ainda maior da economia do país.
A partir de 1991 a 2009 sucederam vários governos, porém nada se modificou, a miséria continuou o que levou a população a devastar florestas inteiras para produzir e vender carvão, o qual teve como conseqüência um desastre ecológico, que mudou o clima, intensificou a erosão do solo, provocou enchentes e, por conseguinte a fome, a pobreza, levou a muitos conflitos armados, permeados pela exploração e roubo da população pelos seus governantes, onde estas violações levaram a OEA e a ONU a intervir no Haiti.
Dentro deste contexto, apesar da posse do novo presidente, Michel Martelly, o Haiti, sofre pela extrema pobreza, os terremotos e a cólera que degradam ainda mais este país, que ironicamente foi o primeiro país do mundo a abolir a escravidão e o primeiro país latino-americano a declarar a sua independência.
Acredito que com todo esse histórico o Haiti precisa muito mais do que um presidente carismático, necessita rever urgentemente sua trajetória para tentar delinear um mundo com novos horizontes para toda a sua população, apesar da palavra de ordem ser reconstruir, é necessário um salto que abranja a todos que estão excluídos e marginalizados nesta situação vigente neste país.
PROFESSORA GUANAIR DIOGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário