domingo, 20 de novembro de 2011

PLANO DE AULA -CAMPO E CIDADE:

PLANO DE AULA:
PROFESSORA: Guanair Diogo
TURMA: 5ª série do Ensino Fundamental
1) TÍTULO DA AULA:
Espaços urbano e rural (campo e cidade)

2)INTRODUÇÃO A TEMÁTICA:

Para começo de conversa...
Apresentar uma fotografia aos alunos:

Apresentar uma fotografia aos alunos:

A fotografia acima apresenta duas realidades do espaço brasileiro: o campo e a cidade.
1) Quais são as características do espaço rural mostrada nesta fotografia?
2) E quais são as características do espaço urbano?
3) Procure pensar nas características do espaço rural e urbano do município onde vivemos. Anote essas características para posterior discussão deste tema.
3)PROPOSTA:
Realizar um passeio pelos arredores da escola e fotografar o meio em que a escola está inserida, contextualizando se o espaço é urbano ou rural.
Procurar no Google imagens- imagens do campo e da cidade, criando um slide com as imagens coletadas .
Desenvolver uma coleta de fotos entre os familiares buscando caracterizar a origem de cada família, se é oriunda do campo ou da cidade.
Entrevistar os familiares que cederam as fotos para coletar dados sobre as vantagens e desvantagens da vida no campo e na cidade.
Montar um painel com as fotos coletas, descrevendo as vantagens e desvantagens de cada espaço para expor na escola.
OBJETIVO:
Observar e reconhecer características de paisagens urbanas e rurais por meio da leitura de fotografias.

CONTEÚDO:
Ambientes do campo e da cidade.
3)PROPOSTA DE EXERCÍCIOS:
3) Leia atentamente os textos abaixo e, em seguida, responda às questões propostas:

TEXTO A:

(...) Para lá da porteira Era o pasto, onde havia um célebre cupim de metro e meio de altura; e mais adiante, um velho cedro ainda do tempo da mata virgem.Através do pasto seguia o caminho-ou a estrada que ia ter à vila, a légua e meia dali. No fim do pasto, perto da ponte, apareciam a casinha do tio Barnabé e a figueira grande; e bem lá adiante, o Capoeirão dos Tucanos, uma verdadeira mata virgem onde até onça havia.
E que mais? Ah, sim, o ribeirão que passava pela casa do tio Bernabé cortava o pasto e vinha fazer as divisas do pomar com mais lindo, de água mais limpa, com tantas pedrinhas roliças de todas as cores no fundo.(...)
LOBATO,Monteiro.Obras Completas.15.ed.São Paulo:Brasiliense,v.2,1972.p203.


TEXTO B:
(...) O avião desceu de noitinha num campo distante da cidade, de modo que Didó e seus companheiros tiveram que fazer o resto do percurso de ônibus.Reparavam em tudo:as favelas da periferia, a fumaça dos ônibus e caminhões, o mau cheiro dos esgotos e matadouros, as grandes fábricas com seus portões de ferro, as usinas cheias de chaminés e algumas até com fogo até na boca a poluição do ar, o tráfego intenso na avenida, a fileira dos postes de luz, os anúncios em néon acendendo e apagando, aviões enormes que subiam e desciam dali perto fazendo um barulho que entupia os ouvidos, os edifícios, caminhões carregados de repolhos e abóboras(...)gente amontoada na beira do caminho esperando ônibus, gente parada esperando para atravessar aquela avenida que não parava nunca.(...)
HIRSCH,Sonia,Didó.4ed.Rio de Janeiro:CorreCotia Produções,1999,p 42-43

a)Qual dos textos acima descreve o espaço urbano e oespaço rural?
b) Quais ele3mentos descritos nos textos caracterizam cada um desses espaços?
c) Elabore numa folha A4 um pequeno texto descrevendo as características do lugar onde você mora.Destaque nele os elementos que caracterizam esse espaço como rural ou urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário